Objetivos da Formação

    Objetivo Geral:

Desenvolver competências para comunicar de forma assertiva e gerir conflitos interpessoais de modo construtivo, através do reconhecimento dos princípios da comunicação eficaz e da aplicação de técnicas baseadas no modelo penta-dimensional da gestão de conflitos.

    Objetivo Específicos:
  • Reconhecer os pressupostos da comunicação assertiva;
  • Aplicar técnicas de comunicação assertiva;
  • Reconhecer os pressupostos do modelo penta-dimensional da gestão do conflito interpessoal;
  • Aplicar técnicas de gestão de conflitos.
  • Conteúdos Programáticos

    • Identidade organizacional
    • Multiplicidade ideográfica
    • Barreiras comunicacionais
    • Elementos do processo de comunicação
    • Tipos de atitudes comunicacionais
    • Pressupostos da comunicação assertiva
    • Tipos de inteligência
    • Estrutura elementar do Conflito Interpessoal
    • Teorias enquadradoras do Conflito
    • Modelo penta-dimensional da Gestão do Conflito Interpessoal
    • Tipos de Conflito interior
    • Níveis de conflito organizacional
    • Causas de conflito organizacional
    • Pressupostos do conflito funcional e disfuncional
    • Estilos de liderança
    • Fases do atendimento ao cidadão
    • Fases do atendimento ao cidadão

    Destinatários

  • Profissionais de todas as áreas que pretendam melhorar as suas competências de comunicação e gestão de conflitos no contexto laboral;
  • Gestores, coordenadores e líderes de equipa que procurem reforçar a assertividade e a eficácia nas relações interpessoais;
  • Adultos ativos (por conta de outrem ou independentes), maiores de 18 anos, interessados em desenvolver estratégias para prevenir e resolver conflitos de forma positiva e colaborativa.
  • Observações

    • Metodologia: A determinar;
    • Avaliação: A determinar;
    • Formadora: Adriana Brites;
    • Recursos: A determinar